Tradutor

domingo, 20 de maio de 2012

Projeto de Aguá.


Sumário

1-     Apresentação ----------------------------------------------------------------- 05
2-     Justificativa--------------------------------------------------------------------- 07
3-     Objetivos ------------------------------------------------------------------------ 08
3.1 – Geral--------------------------------------------------------------------------- 08
3.2 – Específicos------------------------------------------------------------------- 08
4- Públicos alvo--------------------------------------------------------------------- 09
5- Metas a atingir------------------------------------------------------------------- 09
6- Metodologia---------------------------------------------------------------------- 09
7- Recursos-------------------------------------------------------------------------- 10
7.1 – Humanos-----------------------------------------------------------------------10
7.2 – Materiais----------------------------------------------------------------------- 10
8- Avaliação-------------------------------------------------------------------------- 10
9- Cronogramas de execução--------------------------------------------------- 11
10- Bibliografias referenciadas------------------------------------------------- 11
12- Relatório----------------------------------------------------------------------- 12






















1 - Apresentação

            Tendo em vista o grande problema com o abastecimento da água na cidade de Quiterianópolis pertencente ao estado do Ceará, problema este que vêem afetando toda a população que necessita da água que é fornecida pela CAGECE (Campanha de Água e Esgoto do Ceará).
            O açude que abastece a cidade é uma barragem denominada açude colinas, que foi construída no leito do rio Poti, rio este que nasce no nosso município e percorre vários municípios abastecendo-os e servindo a população por onde ele percorre nos estados de Ceará e Piauí, onde deságua no mar.
            Quando o referido açude foi construído ele era suficiente para o abastecimento da população que aqui viviam na época, porem com o aumento demográfico e o crescimento da cidade, que não tem uma estrutura definida, as pessoas foram construindo suas casas de forma desordenada, sendo criada uma rua as margens da barragem, o pior é que os esgotos dessas referidas casas vão parar direto no rio, como se não bastasse o sistema de esgoto e saneamento básico é canalizado para o mesmo açude, sem nenhum tratamento.
            Hoje o povo dessa cidade está sofrendo as conseqüências de tudo isso, água está imprópria para o consumo humano, palavras do presidente da CAGECE, sabemos que o referido órgão faz o que pode, parece até o impossível, pois transformar uma água fétida, grossa e de coloração verde, na água que chega em nossas residências é muito complicado, sabemos que o tratamento feito é o mais caro do estado,  no mini laboratório são feitos estudos para comprovar se a água é potável, pois apesar de tudo ela ainda chega com odor forte e esverdeada.
            A barragem da cidade de Quiterianópolis esses últimos tempos vem sofrendo uma grande catástrofe ambiental, pois esta poluída, por conta de vários motivos como exemplo o esgoto que esta caindo dentro dela, as pessoas mais humildes que moram próximos, usa dela como um “lixeiro” e muitos outros motivos, e tudo isso faz a água produzir certo organismo denominado algas que quando consumidas provocam vários tipos de doenças. Toda essa água contaminada vai para a cagece “Local de tratamento de água em nossa cidade” lá existem dois filtros de tratamento um retirava 70% das impurezas contidas na água e o outro depois retira os outros 30%, Mais mesmo assim a água ainda continua com vários organismos, lá também vimos que eles colocam flúor e cloro normal e em gás para que a água fique mais pura, trabalho que ajuda para filtrar a água. Mais infelizmente também descobrir uma coisa muito séria que se o esgoto continuar caindo na nossa barragem e se não chover logo e as pessoas continuarem a jogar impurezas a nossa barragem colinas terá que ser interditado por muito tempo, e pelo visto estamos chegando nessa circunstancia, pois o volume de água das chuvas nesse ano de 20112 ficou muito abaixo da média e o rio não recebeu água nova, sendo assim aqui em Quiterianópolis já há muitas casas que já estão sem água.
            A CAGECE até tenta fazer a água ficar pura mais foi descoberto que mesmo a cagece retirando muitas algas, elas voltam a se recria se passar pelo menos 24 horas na caixa de água de uma pessoa, também se sabe que a água que é jogada fora volta para a barragem colinas no inverno mais no verão ele fica preso em um tipo de lago próximo.

2 – Justificativa
           
Visto que o a água de Quiterianópolis esta imprópria para o consumo, vi que era mais do que necessário relatar sobre os motivos causadores de trazer tanta necessidade para a população Quiterianopolense como diz o renomado RECCO PIMENTEL:
A água constitui um elemento imprescindível à existência do ser humano e esta presente em todos os seguimentos da vida.

Contudo o certo é que o motivo mais sincero deste trabalho é mostrar para toda a população Quiterianopolense que não consuma esta água imprópria para o consumo, pois esta mesmo pode trazer milhares de doenças que poderão afetar o organismo do ser humano e ate por um fim a morte desta pessoa.
            Agora gostaria de citar o caso da dona de casa, Ana Lúcia Silva, que reside de frente à residência de dona Felícia, esta ganhou fama na cidade de mulher corajosa. O motivo: ela e a família bebem da água sem condição de potabilidade. Em meio a uma entrevista do Diário do Nordeste a dona de casa confessa:
"A gente sabe que é imprestável, mas não tem condição financeira de comprar na bodega. O jeito é beber mesmo. Como sei que passa por um tratamento, estou arriscando. Até agora, ninguém aqui em casa adoeceu", comemora.

            Por fim relatarei a vocês que este trabalho é dedicado a mostrar a todas as pessoas que residem no município de Quiterianópolis, pois quero que todas as outras pessoas que tenham acesso a este trabalho reflitam como é abrir as torneiras de manhã cedo e, no lugar da água, sair um líquido esverdeado e fétido, pois isto pode parecer horroroso para muitas pessoas, porem é rotina para os moradores da cidade de Quiterianópolis. A situação chegou a tal ponto que a própria Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE), dado o descalabro, já toma providências no sentido de suspender a cobrança das contas ao fim do mês.
3 – Objetivos

3.1 – Geral
·       Elaborar estratégias que viabilizem o acesso e conhecimento dos alunos e alunas da E. E. I. F. Arco-Íris, para que estes se tornem multiplicadores de mostrar a comunidade que é possível cuidar da água do açude colinas;
·       Esclarecer a população sobre a importância da integração da mesma nos cuidados que se deve ter com a água para o consumo humano;
·       Realizar ações educativas em prol dos cuidados com a água que é hoje uma das nossas maiores preocupações.

3.2 - Específicos
·         Fazer abordagens educativas com os estudantes da E. E. I. F. Arco-Íris, para o cuidado com a água municipal, fortalecendo as práticas de melhoria de modos e condições;
·         Buscar parceiros que possam fazer esclarecimentos do por quer e como melhorar a água que esta imprópria para o consumo e do quanto é importante se prevenir para não ficar com doenças trazidas pela a água;
·         Mostrar a população o quanto podemos nos envolver para buscar a melhoria da água potável, basta apenas que cada um ou cada uma possa colaborar pedindo ajuda para o governo e que também não joguem nenhum um material degradável ou contaminante no açude colinas;
·         Criar medidas de combater a poluição da barragem colinas, que é um dos nossos maiores desafios.


4 – Públicos Alvo

            Envolveremos todos os funcionários e alunos da E. E. I. F. Arco-Íris no desenvolvimento desse projeto, a serviço de toda a comunidade Quiterianopolense.

5 – Metas a Atingir

Acreditamos que com o alcance de nossos objetivos a nossa meta fica muito clara, pois teremos um povo mais educado com relação à água e conseqüentemente uma água própria para o consumo humano.
Se tivermos uma população mais consciente de seus direitos e deveres teremos uma qualidade de vida muito mais saudável.
           
6 – Metodologia
 “A água potável pode se tornar o bem mais escasso no futuro”, alerta Leonardo Boff, um dos grandes pensadores de nosso tempo, autor de mais de 70 livros, traduzidos em vários idiomas e ganhador do prêmio Nobel Alternativo do Parlamento Sueco de 2001.
Buscaremos desenvolver este trabalho de forma dinâmica e participativa onde toda a escola esteja envolvida nas ações que serão realizadas, tais como:
Palestra com parceiros que possam esclarecer como esta a nossa água e como fazer para que ela torne-se consumível.
Dinâmicas de grupo sobre como cuidar da água.
Experiências vivenciadas através de vasos com plantas aguadas com água que vem da cagece e água potável.
Aplicação de questionários nas diversas repartições (CAGECE, Prefeitura e residências) para saber o grau de satisfação com relação a qualidade da água que chega nestes locais.
Relatórios que mostrem toda a realização do trabalho.
Exposição de cartazes educativos a respeito da Água.


7 – Recursos
7.1 – Humanos
Pessoas vivem o problema e pessoas resolvem o problema, sendo assim propomos que os funcionários, professores e alunos da E. E. I. F. Arco-Íris, que estão envolvidas no problema realizem este projeto visando a solução do problema da água no município de Quiterianópolis.
7.2 – Materiais
Utilizaremos papeis,canetas para os relatórios, data show nas palestras, cartolinas, cola, tinta, figuras para os cartazes educativos, computadores e Internet para pesquisas e digitações, câmeras fotográficas para as fotos do anexo.
8 – Avaliação
Ciente de que a avaliação é um acompanhamento do caminho que estamos trilhando, a mesma ocorrerão através da observação dos atores envolvidos nas ações a serem desenvolvidas, suas intervenções, debates e exposições, bem como seu desempenho individual no pequeno e grande grupo, e caso se faça necessário, intervir buscando o desenvolvimento dos envolvidos.

9 – Cronogramas de Execução

AÇÕES
MAIO/12
JUNHO/12
AGOSTO/12
SETEMBRO/12

Criando o projeto


x




Fazendo 
experiências


x




Palestras



x



Exposições de cartazes



x



Relatórios


x

x

x


Aplicação de questionários




x


Dinâmicas de grupos


x

x

x

x

Culminância do projeto






x

10 – Bibliografias referenciadas

Boff, Leonardo - http://www.rumosustentavel.com.br – acesso em 19/05/2012.
            Pimentel, Recco - http://www.zedudu.com.br – acesso em 19/05/2012.

12 – Relatório
           
No dia 17 de Março de 2012 a professora Leidaiana passou um projeto dividindo a sala em dois grupos este que você esta lendo ficou Guilherme Bezerra, Lucas Matheus e Luiz Fernando cuja tarefa era relatar como estaria a água da Barragem que abastece o município de Quiterianópolis (Açude Colinas) onde a sua data de entrega seria para o dia 21 de Março Porém a mesma considerou que era o nosso primeiro projeto e deu um dia a mais, deste modo a entrega seria ate o dia 22 de Março do ano de 2012.
            No Principio fique muito preocupado pais me caberia uma tarefa bastante difícil que era realizar este projeto pela primeira vez em minha vida, deste modo pedi Franciana atual coordenadora da E. E. M. Maria José Coutinho para nos ajudar.
            No dia 18 de Março começamos a realizar este projeto de noite em minha residência cujo mesmo acabamos no dia 20 de Março de 2012.
            Neste Projeto destacarei a realização de uma experiência onde coloquei caroços de Feijão em copos com algodão, a diferença é que em um estou aguando com água potável e já no outro com a água disponibilizada pela CAGECE (Campanha de Água e Esgoto do Ceará) nesta experiência estará disponível nos anexo as fotos do 2º, 3º e 4º dia, mostrei-a na sala de aula no seu 6º dia de experiência onde falarei as diferenças entre as respectivas plantas.
            Agora só o que tenho a dizer e que estou orgulhoso e quero que todos que estão lendo ou lerão este livro aproveite todas as suas informações.

Obrigado.

sábado, 19 de maio de 2012

Queimadas


As Queimadas

  As queimadas aqui do nosso município de Quiterianópolis são muito comuns na agricultura, principalmente ao redor da cidade, como na localidade do Bonito que já é parte dele do município de Tauá, fui lá a fazendo de meu padrinho e vi a queimada que ele fez coisa é errada se bem que essa tradição esta no nosso planeta dês dos tempos mitológicos, mas com o passar do tempo foi descoberto que isso em vez de ajudar na plantação faz é prejudicá-la, pois mata os organismos do solo e os contribuintes para o crescimento das plantas, mas também a cientistas que são a favor da queimada em breves circunstancias e moderadamente como exemplo o pesquisador Nilton José Sousa defende que, em circunstâncias controladas e observados cuidados referentes a clima, tipo de solo e outros, o uso do fogo pode ser benéfico como trato cultural. Acentua que em diversos ambientes os incêndios fazem parte do ecossistema, e que os prejuízos à fauna são relativos, havendo alguns casos aumento das populações em áreas queimadas.