Tradutor

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Stephen William Hawkims


Stephen William Hawkims


Brilhante físico britânico nascido em Oxford, Oxfordshire, Inglaterra, que se tornou uma celebridade mundial com a divulgação de suas teorias a respeito do tempo e do Universo e infelizmente conhecido por seu aspecto físico decorrente de uma esclerose lateral amiotrófica, doença neuromuscular degenerativa e incurável que produz paralisia progressiva. Estudou física contra a vontade do pai, que queria um filho médico, graduou-se em matemática e física na Universidade College, em Oxford (1962) e doutorou-se em Trinity Hall, em Cambridge (1966). Sugeriu (1971) que, após o big bang, a explosão que teria dado origem ao universo, teriam se formado numerosos objetos com mais de um bilhão de toneladas de massa, mas com o tamanho de um próton.
         Por sua massa e gravidade, esses objetos, chamados miniburacos negros, deveriam ser regidos pela teoria da relatividade, mas por seu ínfimo tamanho, obedeceriam obrigatoriamente também às leis da mecânica quântica, teoria escrita com George Ellis em The Large Scale Structure of Space-Time (1973). No ano seguinte, propôs a tese segundo a qual, de acordo com a teoria quântica, os buracos negros não são totalmente escuros e emitiriam partículas subatômicas até esgotarem sua energia e finalmente explodirem. Seu trabalho representou um grande esforço no sentido de esboçar as propriedades dos buracos negros e para demonstrar a relação entre essas propriedades e as leis da termodinâmica clássica e da mecânica quântica.
         Casado pela segunda vez e pai de três filhos, com essa demonstração passou a freqüentar o olimpo da ciência (1974), quando identificou uma radiação mais tarde batizada com seu nome. Essa descoberta fortaleceu a teoria dos buracos negros, da qual tornou-se especialista. Segundo essa teoria as estrelas entram em colapso no fim da vida, sugadas pela própria gravidade. A matéria mergulha numa estrutura de densidade infinita, na qual espaço e tempo param de existir – surgindo, então, o buraco negro, áreas do espaço que exercem uma atração gravitacional tão forte sobre os outros corpos que nem a luz consegue escapar. Sua tese revolucionária deu aos cosmologistas a esperança de compreender situações a que as leis da física aparentemente não se aplicam. Se puderem descrever os buracos negros, poderão decifrar como se deu o instante anterior ao Big Bang.
         Tornou-se membro da Royal Society (1974), uma das mais antigas e conceituadas instituições acadêmicas do mundo, tornou-se professor de física gravitacional (1977) e de matemática (1979) da Universidade de Cambridge, ocupando a cadeira do mais famoso cientista inglês, Isaac Newton. Escreveu também Superspace and Supergravity (1981) e A Brief History of Time (1988), seu maior sucesso editorial, traduzido para 33 idiomas e vendeu mais de 9 milhões de exemplares. Nele explicou a associação da teoria da relatividade de Einstein às leis da mecânica quântica para elaborar uma hipótese singular sobre a origem e a evolução do universo. físico alemão Albert Einstein (1879-1955), provavelmente com um certo exagero e uma boa dose de bairrismo britânico. Afinal, a Teoria da Relatividade do germânico revolucionou a imagem do mundo que se tem hoje. Uma qualidade porém ele tem a mais: jamais se contentou em produzir apenas para os meios acadêmicos e, também, escreve para leigos, abrindo mão do hermetismo sem perder a precisão. Desafortunadamente a esclerose lateral amiotrófica que progressivamente rouba-lhe os movimentos, o mantém imobilizado em uma cadeira de rodas e mudo há 16 anos, quando fez uma traqueotomia, comunicando-se com o mundo através do teclado de um computador. 

Gorduras Trans

Gorduras Trans



Introdução

 Desde 2006, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) obriga todos os fabricantes a indicar no rótulo a quantidade de gordura trans presente nos alimentos. Por outro lado, o Ministério da Saúde também tenta acabar com a utilização dessa gordura, seguindo o exemplo de países como Suíça e a Dinamarca, onde ela é proibida. A perseguição tem um bom motivo. Estudos científicos comprovaram que essa gordura é extremamente prejudicial à saúde: além de aumentar os níveis de colesterol ruim, o LDL, também diminui a taxa de colesterol bom, o HDL. E isso significa elevar o risco de arteriosclerose, infarto e acidente vascular cerebral.
A gordura trans é o nome dado à gordura vegetal que passa por um processo de hidrogenação natural ou industrial. "Algumas carnes e o leite já têm essa gordura, mas em pequena quantidade. O que preocupa mesmo são as gorduras usada pela indústria", explica Samantha Caesar de Andrade, nutricionista do Centro de Saúde Escola Geraldo Horácio de Paula Souza, da Faculdade de Saúde Pública da USP. A gordura vegetal hidrogenada faz parte do grupo das gorduras trans e é a mais encontrada em alimentos. Ela começou a ser usada em larga escala a partir dos anos 1950, como alternativa à gordura de origem animal, conhecida como gordura saturada. Acreditava-se que, por ser de origem vegetal, a gordura trans ofereceria menos riscos à saúde. Mas estudos posteriores descobriram que ela é ainda pior que a gordura saturada, que também aumenta o colesterol total, mas pelo menos não diminui os níveis de HDL no organismo. Em geral, as gorduras vegetais, como o azeite e os óleos, são bons para a saúde. Porém, quando passam pelo processo de hidrogenação ou são esquentadas, as moléculas são quebradas e a cadeia se rearranja. Essa nova gordura é que vai fazer todo o estrago nas artérias. Esse processo de hidrogenação serve para deixar a gordura mais sólida. E é ela que vai fazer com que os alimentos fiquem saborosos, crocantes e tenham maior durabilidade. O grande desafio atual da indústria é encontrar uma alternativa mais saudável à gordura trans, sem que os alimentos percam suas propriedades.
A gordura trans não é sintetizada pelo organismo e, por isso, não deveria ser consumida nunca. Mas, como isso é quase impossível, o Ministério da Saúde determinou que é aceitável consumir até 2g da gordura por dia, o que equivale a quatro biscoitos recheados. Mesmo tendo isso em mente, um dos grandes problemas para o consumidor é conseguir perceber com clareza quanta gordura trans existe em cada alimento. "A Anvisa determinou que, quando uma porção do alimento possuir até 0,2% da gordura, o rótulo pode dizer que o produto não tem gordura trans, o que não é verdade", explica Samantha Andrade. Ou seja, se a embalagem traz os valores referentes à porção de dois biscoitos e esses contiverem 0,2g de gordura trans, o fabricante pode afirmar que o produto é livre dela. Mas, na verdade, se uma pessoa comer 20 biscoitos terá consumido os 2g da gordura. "Por isso, o melhor jeito do consumidor ter certeza do que está comprando é verificar a lista de ingredientes para checar se não existe gordura vegetal hidrogenada na composição do produto", ensina a nutricionista. Vale lembrar que os alimentos que mais contêm gordura trans são bolachas, pipocas de microondas, chocolates, sorvetes, salgadinhos e todos os alimentos que tem margarina na composição. Há pequenas quantidades no leite e nas carnes vermelhas, mas é nos alimentos industrializados que mora o perigo.
Os fast-food são os campeões em gorduras trans. Um pacote médio de batata frita contém 8g, 4 biscoitos cream cracker têm 2,7g e três biscoitos recheados, 2,1g. Os salgadinhos de pacote, que as crianças tanto gostam, têm 2g por pacote médio de 30g. Uma barra de 20g de chocolate contém 1,5g de trans e uma bola de sorvete, 1,6g.
Na classificação de países campeões em gorduras trans está os EUA a Suíça e a Dinamarca respectivamente.

 Desenvolvimento

            Ouve uma entrevista de 25 pessoas da população Quiterianopolense. Estas pessoas foram: Ana Julia, Isabela, Gustavo, Afonso, Arthur, Cecília, Yhorrana, Ricardo, Maria Lucilia, Daniel, Brenda, Laynara, Alex, Diego, Glaucimaria, Débora, Perla, Rosaria, Ana Luisa, Vitor e Netinho, Letícia, Andressa, Alanna, Stéfanys. Onde fizemos as seguintes perguntas: “Qual o alimento que você consome mais?”; “Qual o alimento não saudável que você come mais?”; “Você Sabe que gordura trans faz mal a saúde? Para você o que significa?”; “Qual o alimento saudável que você consumiria no lugar de gorduras trans?”; “Sabendo que gordura trans não faz bem a saúde, você evitaria comer alimentos como margarina, biscoitos, batatas frias e doces em gerais?”; “Quando você vai fazer suas compras você presta atenção nas informações nutricionais?”; “Com que freqüência você consome produtos industrializados?”; “Se você estivesse em um reality-show onde só se pode comer comida saudável. Quanto tempo você agüentaria?”; “Qual o alimento saudável que você gosta mais?”; “Em sua opinião o que a gorduras trans trás de prejudicial?”

Resultados e Discussões

A maioria dos Entrevistados revelou que de comida saudável gostam mais de maçã, uva e verduras em gerais e de comidas com gorduras trans é Xilito, Salgados e Doces como o chocolate. E quando fizemos a pergunta para sabermos quanto tempo eles agüentariam em comer comida saudável todos os dias, descobrimos que houve gente que só agüentaria 5 horas, entretanto houve outras que iriam até o final. A maioria sabia o que era gordura trans, porém ainda tiveram outras que não sabiam. Em meio a toda a pesquisa vimos que mesmo que ainda tenha muita gente que não saiba se alimentar corretamente, ainda há varias pessoas que ainda se alimentam corretamente, o que é uma boa expectativa.

     A alimentação da maioria dessas pessoas é balanceada, envolvendo frutas, verduras, carnes, grãos, e como todos os entrevistados não faltaram alimentos não saudáveis e com gorduras trans. O consumo de alimentos maléficos a saúde é constante, e faz parte do dia-a-dia de cada um de nós, é quase inevitável. Porém ainda com todas as tentações e gostosuras que nos rodeiam é possível manter uma alimentação balanceada quando elas são consumidas em uma quantidade pequena, não esquecendo que o consumo de frutas e verduras é essencial para nossa saúde.



Microscópio


Microscópio


·        Seu Criador?

O crédito pela invenção do microscópio é dado ao holandês Zacharias Jansen, por volta do ano 1595.
Como era muito jovem na época, é provável que o primeiro microscópio, com duas lentes, tenha sido desenvolvido pelo seu pai, Hans Jansen.
Contudo, era Zacharias quem montava os microscópios, distribuídos para realeza européia. No início, o instrumento era considerado um brinquedo, que possibilitava a observação de pequenos objetos.


·        Sua Origem?

Os microscópios de Leeuwenhoek eram dotados de uma única lente, pequena e quase esférica. Nesses aparelhos ele observou detalhadamente diversos tipos de material biológico, como embriões de plantas, os glóbulos vermelhos do sangue e os espermatozoides presentes no sêmen dos animais. Foi também Leeuwenhoek quem descobriu a existência dos micróbios, como eram antigamente chamados os seres microscópicos, hoje conhecidos como microrganismos.

·        Sua importância?

A citologia é dependente de equipamentos que permitem toda a visualização das células humanas, pois a maioria delas são tão pequenas que não podem ser observadas sem o auxílio de instrumentos ópticos de ampliação. O olho humano tem um limite de resolução de 0,2 mm. Abaixo desse valor, não é possível enxergar os objetos sem o auxilio de instrumentos, como lupas e, principalmente, o microscópio.


·        Sua Evolução?




Microscópio Óptico:

Funciona com um conjunto de lentes (ocular e objetiva) que ampliam a imagem transpassada por um feixe de luz que pode ser:
Microscópio de campo claro
Microscópio de fundo escuro
Microscópio de contraste de fase
Microscópio de interferência

Microscópio Eletrônico:

 Amplia a imagem por meio de feixes de eletróns, estes se dividem em duas categorias: Microscópio de Varredura e de Transmissão.
Há ainda os microscopios de varredura de ponta que trabalham com umas largas variedades de efeitos físicos (mecânicos, ópticos, magnéticos, elétricos).
Um tipo especial de microscópio eletrônico de varredura é por tunelamento, capaz de oferecer aumentos de até cem milhões de vezes, possibilitando até mesmo a observação da superfície de algumas macromoléculas, como é o caso do DNA.












Projeta Genoma Humano



Projeto Genoma Humano 

O Projeto Genoma Humano (PGH) teve por objetivo o mapeamento do genoma humano, e a identificação de todos os nucleotídeos que o compõem. Consistiu em um esforço mundial para se decifrar o genoma. Após a iniciativa do Nacional Institutes of Health (NIH) estadunidense, centenas de laboratórios de todo o mundo se uniram à tarefa de seqüenciar, um a um, os genes que codificam as proteínas do corpo humano e também aquelas seqüencias de DNA que não são genes. Laboratórios de países em desenvolvimento também participaram do empreendimento com o objetivo de formar mão-de-obra qualificada em genômica.

Para o seqüenciamento de um gene, é necessário que ele seja antes amplificado numa reação em cadeia da polimerase, e então clonado em bactérias. Após a obtenção de quantidade suficiente de DNA, executa-se uma nova reação em cadeia, desta vez utilizando desoxirribonucléico marcados com fluoróforos para a determinação da seqüência.
isso vai ajudar no sequenciamento do DNA..e a sua descoberta.







Fraturas

Fraturas

Fratura exposta - “Quando a ruptura da pele e tecidos moles subjacentes permite a comunicação direta com a fratura e seu hematoma”.
Não é necessariamente exposição para o exterior, mas, também, para cavidades Contaminadas como a boca, tubo digestivo, vias aéreas, vagina e ânus.

Fratura fechada - Quando não existe ruptura da pele e conseqüentemente não se Comunica diretamente com a fratura e seu hematoma.

O que caracteriza uma fratura?
1) Incapacidade total ou parcial de movimentos
2) Dificuldade e dor aos movimentos
3) Observação de inchaço na área atingida
4) Posição anormal do membro atingido
5) Traumatismos

O que fazer
Solicite assistência médica, enquanto isso mantenha a pessoa calma e aquecida.
Verifique se o ferimento não interrompeu a circulação sanguínea.
Imobilize o osso ou articulação atingido com uma tala.
Mantenha o local afetado em nível mais elevado que o resto do corpo e aplique compressas de gelo para diminuir o inchaço, a dor e a progressão do hematoma.

Tratamento
Inicialmente cabe aqui dizer, que o sucesso do tratamento em casos de fraturas independente do tipo dependerá de forma intensificada da colaboração do acidentado. Serão necessários exames radiográficos combinados com a avaliação médica, para confirmar-se uma fratura, e classificar-se o tipo, recomendando-se em seguida o imediato tratamento.
Para cada caso, existem soluções e métodos diferentes, tais como: Braces, Fixação externa, Tração, Imobilização gessada, etc. Muito importante lembrar que fatores como localização, gravidade, tipo de fratura, condições físicas do acidentado e avaliação conjunta entre médico e paciente, farão com que se busque a melhor opção de tratamento e conseqüentemente um melhor restabelecimento da saúde.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

JK e FHC


Juscelino Kubitschek
e
Fernando Henrique Cardoso

Juscelino Kubitschek

Vida
Nascimento
12 de setembro de 1902 DiamantinaMinas Gerais
Falecimento
22 de agosto de 1976 (73 anos)
ResendeRio de Janeiro
Partido
Partido Progressista (Minas Gerais)
Partido Social Democrático
Religião
Católico
Profissão
Médico


Introdução 

Juscelino Kubitschek de Oliveira foi eleito presidente do Brasil nas eleições de 1955, tendo João Goulart (Jango) como vice-presidente. Assumiu o governo no dia 31 de janeiro de 1956, ficando no poder até 31 de janeiro de 1961, quando passou o cargo para Jânio Quadros.

Plano de Metas 

No começo de seu governo, JK apresentou ao povo brasileiro o seu Plano de Metas, cujo lema era “cinqüenta anos em cinco”. Pretendia desenvolver o país cinqüenta anos em apenas cinco de governo. O plano consistia no investimento em áreas prioritárias para o desenvolvimento econômico, principalmente, infra-estrutura (rodovias, hidrelétricas, aeroportos) e indústria.

Desenvolvimento industrial 

Foi na área do desenvolvimento industrial que JK teve maior êxito. Abrindo a economia para o capital internacional, atraiu o investimento de grandes empresas. Foi no governo JK que entraram no país grandes montadoras de automóveis como, por exemplo, Ford, Volkswagen, Willys e GM (General Motors). Estas indústrias instalaram suas filiais na região sudeste do Brasil, principalmente, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e ABC (Santo André, São Caetano e São Bernardo). As oportunidades de empregos aumentaram muito nesta região, atraindo trabalhadores de todo Brasil. Este fato fez aumentar o êxodo rural (saída do homem do campo para as cidades) e a migração de nordestinos e nortistas de suas regiões para as grandes cidades do Sudeste.

Construção de Brasília: a nova capital

Além do desenvolvimento do Sudeste, a região Centro-Oeste também cresceu e atraiu um grande número de migrantes nordestinos. A grande obra de JK foi a construção de Brasília, a nova capital do Brasil. Com a transferência da capital do Rio de Janeiro para Brasília, JK pretendia desenvolver a região central do país e afastar o centro das decisões políticas de uma região densamente povoada. Com capital oriundo de empréstimos internacionais, JK conseguiu finalizar e inaugurar Brasília, em 21 de abril de 1960.

Balanço do governo JK 

A política econômica desenvolvimentista de Juscelino apresentou pontos positivos e negativos para o nosso país. A entrada de multinacionais gerou empregos, porém, deixou nosso país mais dependente do capital externo. O investimento na industrialização deixou de lado a zona rural, prejudicando o trabalhador do campo e a produção agrícola. O país ganhou uma nova capital, porém a dívida externa, contraída para esta obra, aumentou significativamente. A migração e o êxodo rural descontrolados fez aumentar a pobreza, a miséria e a violência nas grandes capitais do sudeste do país.





http://www.youtube.com/watch?v=mzwd09Rwfdg
nesse link a um vídeo muito bom


Fernando Henrique Cardoso

Vida
Nascimento
18 de junho de 1931 (81 anos)
Rio de JaneiroRJ
Nacionalida-de
         Brasileiro
Partido
PSDB
Profissão
Políticosociólogocientista político e professor universitário
Outro partido
MDB (1978 - 1980), PMDB (1980 - 1988)

Lados Positivos:


- privatização do setor de telefonia: estimulou a concorrência e com isso facilitou o acesso da população à linha telefônica, principalmente celular
- manteve a estabilidade econômica conquistada com o plano real (criado no governo Itamar)
- criação do Fundef (fundo para financiar o ensino fundamental)
- mutirões de saúde
- popularização dos medicamentos genéricos;
- programa de combate à Aids


Lados Negativos:


- privatização do setor elétrico - foi feita sem planejamento, não gerou concorrência
- apagão energético;
- falta de incentivo às exportações
- aumento da dívida pública, apesar do que foi arrecadado com as privatizações
- achatamento salarial
- sucateamento do serviço público (as universidade ficaram sem poder fazer concurso para preencher vagas)
- sucateamento da infra-estrutura (não houve conservação das estradas, nem dos aeroportos)
- política cambial equivocada (manteve o real valorizado artificialmente até 1999, depois soltou as rédeas e o dólar dobrou em poucas semanas, fazendo os preços subir e deixando as empresas muito endividadas);
- crise econômica - o Brasil teve que pedir socorro ao FMI para cumprir os compromissos externos

nesse link a um vídeo muito bom.

Ácido e Base


Olha ai pessoal meu trabalho de química.
Obs.: a alguns ph´s que não encontrei.

Indicador Ácido – Base

RELATÓRIO
MATERIAIS
         Indicador – Caldo de Feijão
         Água
         Suco de Limão
         Vinagre (Ácido Acético)
         KIBOA
         Água com sabão

PROCEDIMENTO
         Para a experiência, utilizamos os produtos descritos em materiais, dentro de copos descartáveis, a KIBOA foi o primeiro ingrediente, em principio a mesma se tornou alaranjada (quase vermelha), toda via passado certo tempo a KIBOA ganhou a cor amarelo claro.
         Em seguida foi à vez do vinagre, que por sua vez se tornou avermelhado. Em seguida era a vez da água, porém a deixamos por ultimo. Então foi a hora da água com sabão que por conta da água poluída da barragem local se tornou acinzentada, porém vendo-a mais próxima do olho conseguimos reparar a cor que a mesma deveria assumir que se tratava de um azulado.
         Por vez, chegou a hora de experimentarmos o suco de limão que se tornou de coloração vinho. Agora foi chegada à Hora de utilizarmos a água, que a principio foi dito neste relatório que a deixaríamos por ultimo, a mesma não alterou a cor original do caldo de feijão.



RESULTADO
         O resultado desta experiência, quanto ao sabermos se os produtos continham soluções ácidas, básicas ou neutras, que eram o principal objetivo desta experiência esta contida nas conclusões e no seguinte quadro:

PRODUTO

COR

SUBSTANCIA

             KIBOA

       Amarelo Claro

              Básica

           Vinagre

          Vermelho

              Ácida

     Água com sabão

    Azul Acinzentada

            Básica

       Suco de Limão

Vinho

            Ácida

            Água

Não alterou a cor do  indicador

           Neutra


CONCLUSÃO
         Conclui-se que os 5 produtos se dividem em um resultado de 2 Bases, 2 Ácidos e 1 neutro, pois segundo a coloração foi concluído que KIBOA e Água com sabão são bases já que todas as duas se tornaram clores claras depois que o indicador  (Caldo de Feijão) foi posto nos recipientes, também é possível perceber que Vinagre e Suco de limão se Tornaram Avermelhado e Vinho respectivamente, sendo que ambas são tons de vermelho é rápida a conclusão de que ambos são substancias Ácidas. Também concluímos que como a água não alterou a cor do indicador é obvio que a mesma é uma substancia neutra.

PESQUISA
         Sobre os seguintes Ácidos e Bases e Apresente suas fórmulas, Utilização e pH.

a)    Ácido Sulfúrico
Formula Molecular: H2SO4

Utilização: Sua aplicação tem larga escala, desde em fertilizantes e baterias de automóveis, até no refino do petróleo.

pH: 1,5

b)    Ácido Clorídrico
Formula Molecular: HCl em água (H2O)

Utilização: Ele é usado em laboratório, em indústrias, na forma impura em produtos de limpeza de pisos com o nome de ácido muriático e é um dos componentes do suco gástrico do estômago.

pH: em uma solução aquosa de HCℓ tem Ph = 0

c)     Ácido Nítrico

Formula Molecular: HNO3

Utilização: A principal aplicação do ácido nítrico é na produção de fertilizantes.

pH: 2

 

d)    Ácido Fluorídrico

Formula Molecular: HF

Utilização: Sua principal propriedade é a de ser um elemento altamente corrosivo; sendo, por esse motivo, usado em solução aquosa para corroer o vidro

pH:

e)     Hidróxido de Sódio

Formula Molecular: NaOH

Utilização:
  • Tratamento de efluentes (resíduos), através da mudança de pH;
  • Tratamento de celulose;
  • Detergentes e sabões;
  • Borrachas remanufaturadas;
  • Catalisador de hidrólise de nitrilas, ésteres e cloretos de acila;
  • Fabricação de vidros opacos;
  • Indústria alimentícia (correção de pH).
pH: 13,5
f)      Hidróxido de Cálcio
Formula Molecular: Ca (OH)2
Utilização:
  • Caiação, que consiste na pintura à base de cal;
  • Preparação da argamassa, tintas, cimento, asfalto e gesso;
  • Produção de cremes alisantes para cabelos, petróleo sólido, aditivos, estabilizantes, óleos, ebonite (um tipo de plástico), freios, pesticidas, vidros, conservantes;
  • Refino do açúcar;
  • Tratamento de peles e couro;
  • Correção da acidez de solos;
  • Produção de metais, atuando como supressor de ácidos;
  • Componente de preparados dentários;
  • Fabricação de suplementos de cálcio;
  • Tratamento da água, como agente floculador;
  • processamento da água aplicada à produção de refrigerantes e bebidas alcoólicas;
pH:
g)    Hidróxido de Amônio
Formula Molecular: NH4OH
Utilização: No dia a dia o hidróxido de amônio é comumente usado como branqueador em roupas e utensílios de plástico de cor branca, nas tinturas de cabelo etc. O hidróxido de amônio é um composto formado pela adição de amônia (gás) na água. É uma base fraca usado na preparação de sais de amônio. O sal amoníaco é o bicarbonato de amônio ( um sal derivado da amônia)
pH: