Tradutor

sábado, 1 de setembro de 2012

Vetores I


Vetores I

Introdução

Para a introdução é chegada a hora de realizar um experimento onde o mesmo consiste em mostrar a todos o que Galileu Galilei comprovou, que é mostrar que o peso do objeto não altera a sua queda. 






EXPLICAÇÃO
A resistência do ar é uma força contrária ao deslocamento, ou seja, de baixo para cima.
Essa força será maior quanto maior for a superfície de contato. Como a folha aberta tem uma área superficial maior ela tem contato com um maior número de moléculas de ar dificultando assim a sua queda. Já a bolinha menor por apresentar uma menor área de contato com o ar, sofre a ação de uma força de resistência menor, aumentando assim sua velocidade e chegando primeiro ao solo. 
Tipos de Movimento Vertical.
Queda Livre
A queda de um corpo, próximo a superfície da Terra, é um movimento uniformemente acelerado, desde que se despreze a resistência do ar. 
Denomina-se queda livre de um corpo, quando o mesmo é abandonado no vácuo ou se é desprezível a resistência do ar. 
Recorde Nordestino de paraquedismo

Lançamento Vertical



Considere a cima na qual temos o lançamento de uma bola verticalmente para cima. Ao observar tal situação podemos concluir que existe um instante no qual a velocidade da bola cessa (V = 0). Como a velocidade é decrescente, podemos dizer ainda que esse movimento descrito por essa bola é um movimento uniformemente retardado, pois sua velocidade decresce à medida que varia sua posição. Como o lançamento vertical é um movimento uniformemente variado, a aceleração do móvel é constante. As equações que determinam o lançamento vertical são as mesmas do movimento uniformemente variado com pequenas diferenças. 


Gêiser


O gêiser é um exemplo grande de Lançamento  Vertical, pois o mesmo recebe uma força aplicada por fontes de agua quente subterrâneo para ser impulsionado para cima.

Leitura Complementar

 
Resistência do Ar

Saltar de paraquedas é sentir-se livre de tudo; é estar nas alturas bem próximo de Deus; é uma sensação única; sensação incrível e indescritível; é uma emoção única. Todas essas declarações são feitas por pessoas que saltam de paraquedas e a todos os esportistas apaixonados por esta modalidade vai um recadinho: agradeçam à força de resistência do ar, pois é ela quem evita a sua queda praticamente livre em razão do contato com a lona do paraquedas. Compreenda o que é força de resistência do ar.
O ar e outros gases resistem a movimentos realizados “dentro” deles. É graças a isso que o pára-quedas funciona: quando o paraquedista salta, ele é submetido a uma força de resistência exercida pelo ar. Ela se manifesta como um vento forte para cima que vai aumentando a medida que ele cai. A velocidade de queda também aumenta até atingir um valor limite. Sabe-se que um paraquedista em queda livre atinge uma velocidade máxima em torno 200 km/h. Porém, sem a força de resistência do ar eles atingiriam velocidades muito maiores: saltando de uma altura de 1000 metros chegariam ao chão com uma velocidade de 508 km/h.



Nenhum comentário:

Postar um comentário