Tradutor

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Degradação Ambiental


As consequências da agricultura para o meio ambiente

A destruição exagerada e, quase sempre, desnecessária das formações vegetais, a degradação dos solos, a poluição das águas e até da atmosfera e os efeitos negativos (por vezes desastrosos) para a fauna são as principais con­sequências para o meio ambiente da prática da agricultura, quer tradicional quer moderna. 

• Embora a dilapidação das formações vegetais para aumento do solo arável ocorra ainda em todas as regiões do mundo, é nas regiões tropicais que ela assume maiores proporções.
No sistema de agricultura itinerante, as queimadas destroem imensas áreas de floresta e de savana, e os solos, depois de esgotados, são simplesmente abandonados. Desprotegidos, ficam então expostos à forte insolação que destrói os microrganismos que transformam a matéria vegetal em húmus e este em elementos minerais nutritivos absorvíveis pelas plantas. Nestas condições, os solos tornam-se estéreis e as águas de escor­-rência acabam por destruí-los por erosão. 

A influência do pastoreio na degradação do ambiente

O pastoreio, sobretudo quando os rebanhos são demasiado numerosos para a capacidade das terras de pastagens, constitui, com frequência, um autêntico flagelo para o meio ambiente, traduzido essencialmente pela de gradação das formações vegetais e dos solos, com especial incidência nas regiões de clima tropical, semiárido, árido e mediterrânico e até nas grandes planícies de clima mais ou menos úmido, onde domina o pastoreio extensivo.
Com efeito, comendo os rebentos, os ramos e as folhas das árvores jovens e dos arbustos, os animais, particularmente os ovinos e caprinos, impedem o seu normal desenvolvimento, acabando a cobertura vegetal por ficar reduzida a algumas espécies espinhosas mais resistentes. Por outro lado, para favorecer o desenvolvimento das pastagens, os pastores não hesitam em lançar fogo à vegetação arbórea e arbustiva, provocando danos  muitas vezes irreparáveis, à flora natural.

A alteração do meio ambiente pela indústria

    A indústria altera mais ou menos profundamente o meio ambiente, especialmente nas regiões onde ela é particularmente desenvolvida. Substitui e transforma as velhas paisagens agrárias, suscita o nascimento e a expansão das cidades e implica um grande desenvolvimento das vias de comunicação (construção de estradas, vias férreas, canais, túneis, pontes, etc.). 
• Mas o grande e grave problema da indústria é o da poluição, nos seus diversos aspectos: da atmosfera, das águas e do solo, a que se junta a poluição sonora.

IMAGENS EM QUITERIANÓPOLIS










Nenhum comentário:

Postar um comentário