Tradutor

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Drogas


Drogas na Adolescência.

Motivos:

O uso de drogas é um fenômeno bastante antigo na história da humanidade e constitui um grave problema de saúde pública, com sérias conseqüências pessoais e sociais no futuro dos jovens e de toda a sociedade. 
A adolescência é um momento especial na vida do indivíduo. Nessa etapa, o jovem não aceita orientações, pois está testando a possibilidade de ser adulto, de ter poder e controle sobre si mesmo. É um momento de diferenciação em que "naturalmente" afasta-se da família e adere ao seu grupo de iguais. Se esse grupo estiver experimentalmente usando drogas, o pressiona a usar também. Ao entrar em contato com drogas nesse período de maior vulnerabilidade, expõe-se também a muitos riscos. O encontro do adolescente com a droga é um fenômeno muito mais freqüente do que se pensa e, por sua complexidade, difícil de ser abordado. 

Malefícios

Com efeito, e mediante o estudo desenvolvido, foi constado pela equipa de investigação que os consumidores crônicos de drogas manifestam alterações de personalidade que os tornam mais irresponsáveis, mais irritáveis, impulsivos, egocêntricos e com tendência para cometer atos ilícitos, violência familiar e comportamentos de risco.
No tocante às funções básicas da mente, como a memória, atenção, concentração, os dados são ainda preliminares, mas remetem para um 'forte indicador de prejuízo funcional nas capacidades intelectuais de tóxico dependentes crônicos' 

Tratamento

A dependência química é uma doença que necessita de cuidados médicos e doença não se vence, trata-se. É muito comum que os dependentes recusem-se a procurar um tratamento, acreditando que isso seja a demonstração de sua fraqueza ou incapacidade de superar seus problemas de forma auto-suficiente. A verdade é que abandonar uma droga à qual o indivíduo está dependente, não é uma questão apenas de força de vontade, pois o uso freqüente da droga provoca uma real alteração no organismo do usuário e por isso precisa ser tratada. É claro que a contribuição do paciente é necessária, como em qualquer outra doença. É a hora de ser honesto consigo próprio. 
O tratamento se faz necessário aos usuários que, apesar das conseqüências negativas do consumo, não conseguem abandonar espontaneamente o uso, ou seja, quando o usuário não consegue reconhecer os danos causados pela dependência química em sua vida. Pode-se então recorrer à terapia ou tratamento ambulatorial que irá durar de acordo com o grau de severidade da dependência, o quadro clínico e os problemas psicossociais. 

Atitudes:

Falar sempre com o seu filho e ouvir o que ele tem a dizer.
Saber animá-lo quando estiver triste ou deprimido
Dizer-lhe que o ama; beijá-lo e abraçá-lo; reforçar a sua auto-estima, elogiando-o por suas realizações e atitudes positivas.
Saber com quem ele anda e quem são seus amigos; saber onde está.
Aproveitar os bons momentos com ele.
Respeitar a privacidade dele e ensiná-lo a respeitar a sua e a dos outros.
Responder às perguntas dele direta e claramente.
Estabelecer limites
Ter autoridade sem ser autoritário
Saber criticar um eventual mau comportamento sem atacar o jovem.
Ensiná-lo a respeitar os direitos e desejos dos outros; discutir os direitos de um indivíduo na sociedade.
Ensiná-lo a melhorar a sua comunidade, especialmente a mais pobre.
Discutir a importância de ser honesto.
Discutir assuntos de interesse do jovem, especialmente sexo e drogas.
Tratar os filhos com justiça, sem mostrar preferência ou ser condescendente com um ou outro.
Compreender que seus filhos são indivíduos únicos, cada um com sua própria personalidade própria. 

Famosos nas Drogas


Amy Winehouse

“É impossível não relacionar a morte de Amy Winehouse com droga, mesmo se o resultado do exame toxicológico for negativo. É bem provável que ela tenha tido uma overdose”, avalia o psiquiatra Pablo Roig, diretor da Clínica Greenwood , autor do livro “Drogas: mito e realidade” e integrante de Jovem Pan Pela Vida, Contra as Drogas. “Uma overdose significa parada cardiorrespiratória, ou seja, param coração e pulmões. O coração não bate e a pessoa não respira.”  

Macaulay Culkin 

O eterno Kevin, da saga "Esqueceram de Mim", o ator Macaulay Culkin, 31 anos, estaria morrendo pelo uso de drogas pesadas. A informação é da "National Enquier".
"Ele é viciado em heroína, oxycodone, Percocet e Vicodin. Eu testemunhei seu uso de drogas, que aumentou muito no último ano, e acho que ele precisa de ajuda imediatamente", revelou uma fonte próxima ao ator.
Segundo a publicação, os amigos de Macaulay têm medo de que ele tenha uma overdose ou que seu coração possa explodir pelo uso excessivo de drogas. A fonte afirma que o ator gasta mais de R$ 12 mil com o vício. "Se não tiver ajuda, ele pode estar morto em seis meses", completou.




Nenhum comentário:

Postar um comentário